Futuro em Campo leva mais de 110 crianças para conhecerem a agricultura em Rondonópolis

Alunos das Escolas Municipais Albino Saldanha Dantas e Prefeito Fausto de Sousa Faria participaram do programa da Aprosoja MT e conheceram mais sobre a produção de alimentos na fazenda Guarita.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja MT) realizou a 17ª edição do programa Futuro em Campo na manhã desta terça-feira (11.11). A iniciativa levou 113 crianças de duas escolas municipais de Rondonópolis para conhecerem a estrutura e o funcionamento da Fazenda Guarita.

O delegado coordenador pelo núcleo de Rondonópolis da Aprosoja MT, Valdir Ciomar Martini explicou que a ação é muito importante para as futuras gerações, principalmente no município, por desenvolver a vontade na criança de se profissionalizar para trabalhar na área da agricultura.

“E eles estão aqui aprendendo passo a passo, porque, na verdade, o alimento não sai das gôndolas dos mercados, sai daqui do campo. E hoje eles estão vendendo, amanhã eles podem estar aqui trabalhando ou podem ser um produtor também. Porque todos nasceram, todos foram crianças, eles estão na escola aprendendo, aprendendo com a educação”, disse.

O delegado do núcleo de Rondonópolis, Gilmar Antônio Mattei contou sobre a importância de colocar as crianças em contato com a agricultura, entender o funcionamento de uma fazenda e pensar no futuro. O delegado mostrou para as crianças todo o funcionamento do silo na propriedade durante as atividades do Futuro em Campo. “O futuro em campo tem que ser acreditado, porque hoje gira tudo em volta da riqueza do Mato Grosso, as crianças trabalhando, tudo que a agricultura faz, é familiar. Hoje tudo que precisa sai da agricultura”, conta.

O secretário de Educação do Município Carlos Júnior destacou a importância do Futuro em Campo em Rondonópolis, por ser a primeira vez do projeto no município. Ele contou que está muito contente em ver as crianças aprendendo sobre a sustentabilidade das plantações e que todo o aprendizado vai contribuir com o ensino da rede municipal.

“Eu vejo que as crianças estão aprendendo que é possível produzir muito, mas também preservar a nossa natureza, que é o que o agro faz aqui. Tenho certeza de que isso vai contribuir muito para o aprendizado das crianças da rede municipal”, afirma.

O representante da Fazenda Guarita Everton Mann Appelt também destacou a importância da visita das crianças à fazenda, principalmente para reforçar a imagem do agronegócio dentro da cidade. “Acho que esse evento é muito importante para ter uma interação entre os alunos da cidade com o campo. Isso reforça para ter uma melhor imagem do campo que tem que começar pela base para fortalecer. Talvez, futuramente, tenha alguns que queiram trabalhar no campo também”, destacou.

A professora da Escola Municipal Albino Saldanha Dantas, Aline Paiva agradeceu pelo convite e afirmou ser muito importante para os alunos a oportunidade de estarem em uma fazenda, sendo a primeira vez de muitas crianças da escola. Aline explicou que a visita fez com que eles entendessem como os alimentos chegam à mesa.

“Quero agradecer a oportunidade dos alunos da Escola Albino de conhecerem esse projeto que é muito importante para as nossas crianças porque muitos, mesmo morando aqui na região do Mato Grosso, nunca colocaram os pés numa fazenda. Então, com esse projeto eles tiveram a oportunidade de ver como o alimento é produzido, como há sustentabilidade nesse processo e ver a forma como o alimento, na verdade, chega até a mesa deles”, agradeceu.

A diretora da Escola Municipal Prefeito Fausto de Sousa Faria Anete Muniz Menezes também agradeceu a oportunidade e destacou a importância da produção dos alimentos. “A importância desse projeto para nossos alunos é que eles conheçam aquilo que a Aprosoja MT consegue produzir dentro da indústria alimentícia e a questão deles futuramente escolherem e terem uma profissão definida em relação ao agronegócio”, ressaltou.

Com o Futuro em Campo o agronegócio deixa de ser apenas um cenário distante para os alunos. A aluna da Escola Municipal Prefeito Fausto de Sousa Maria Eduarda Mota afirmou que gostou de todas as atividades de dentro da fazenda, tendo como a parte favorita ter plantado um pé de ipê na propriedade.

“Foi muito legal, meus amigos ajudaram todos. A gente fez muitas coisas, plantou, a gente enterrou, falaram sobre os bois também, foi muito legal, muito interessante”, destacou.

Por meio do programa Futuro em Campo, a Aprosoja MT busca aproximar as crianças à realidade do campo e a origem dos alimentos.

Por Bruna Cardoso - Assessoria de Comunicação
Foto: Bruno Lopes / Aprosoja MT