A bebida de soja fornecida pela Aprosoja MT garante nutrição e qualidade de vida aos atendidos.
A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja MT) fornece alimentação nutritiva do extrato de soja para diversas instituições, por meio do programa Agrosolidário. Uma das instituições atendidas é o Lar de Idosos Paul Percis Harris (PPH), de Rondonópolis. No local vivem 76 idosos que recebem alimentação, atendimento médico, cuidados com higiene pessoal e assistências nas atividades do dia a dia. O lar atende o público de idosos há mais de 40 anos e desde 2016 a Aprosoja MT faz parte dessa história de amor e solidariedade.
O Lar oferece atendimento 24h aos idosos, divididos em dois turnos, contribuindo com o acolhimento e a segurança dos moradores, como afirma a enfermeira Vivian da Silva. Para ela, essa convivência e cuidado faz com que os idosos e os colaborados se tornem uma família, já que todos que estão no Lar de Idosos trabalham com o coração e dão carinho aos moradores.
Vivian da Silva reforça a importância da bebida de soja e destaca que quando as doações chegam “os olhos enchem de água” de emoção. Ela explicou que os colaboradores fazem questão de mostrar aos idosos quando chegam as doações da bebida de soja, e todos comemoram juntos pela alimentação.
“O que vocês fazem é muito importante, às vezes chega a doação e a até enche os olhos de água. Eles também ficam tão felizes, porque a gente mostra para eles o que estão ganhando. Tudo que entra aqui a gente mostra para eles, então eles se sentem acolhidos e ficam muito felizes e falam ‘Deus que recompensa sempre eles’, E nós também agradecemos”, disse.
Assim como a enfermeira da instituição, a coordenadora do Lar de Idosos PPH, Maria Brasilina dos Santos, também destacou a importância da parceria entre a instituição e a Aprosoja MT. Ela afirmou que a bebida de soja, por ser altamente nutritiva, complementa três vezes ao dia a alimentação dos idosos, já que muitos chegam fracos e abaixo do peso ideal. Maria dos Santos agradeceu pela parceria.
“Hoje quando os idosos chegam aqui a gente vê que eles estão muito fraquinhos, a gente vai acompanhando a nutrição, a parte da enfermagem, os relatórios deles, e vemos que está mais fortinho, mais fortalecido e a gente percebe que essa alimentação faz muito bem para eles. Então a gente fica muito gratificante, porque sabemos que é uma alimentação saudável”, disse.
A nutricionista responsável por preparar a bebida para os idosos, Aline Carnevalli, afirmou que os moradores usam como suplementação no café da manhã, no lanche da tarde e na ceia, com aveia e outras vitaminas. A vitamina altamente nutritiva garante a melhoria dos ossos e prevenção de doenças cardiovasculares.
“A gente oferta para os idosos três vezes ao dia, junto de um suplemento hipercalórico, a gente também adiciona o extrato de soja, leite e aveia. Essa bebida serve para aumentar o aporte nutricional, calórico, proteico, garantindo uma melhora da qualidade óssea, prevenindo algumas doenças, melhorando o risco de doenças cardiovasculares, além de nutrir os idosos”, explicou.
Depoimentos como esses reforçam a missão social da Aprosoja MT em ultrapassar as porteiras para cuidar e promover a dignidade das pessoas que mais precisam de apoio.
Por Bruna Cardoso - Assessoria de Comunicação
Foto: Mateus Dias/Aprosoja MT
Ouça na Rádio Aprosoja MT:
Confira aqui:
